Oi gente! O post de hoje é com o intuito de ajudar um pouco as mamães e papais de primeira viagem – ou segunda, terceira viagem também, por que não né? – sobre as fotos de gestante. Quando o teste de gravidez dá positivo são muitas as dúvidas que pipocam na cabeça e tenho certeza que uma delas para muita gente foi “e agora, preciso fazer fotos lindas para eternizar esse momento tão especial, mas como faço, qual a melhor época?”.
Então não se preocupem que hoje eu vim aqui tentar ajudar a esclarecer um pouco sobre a questão das fotos. Afinal… quando fazer?
O mais indicado é que as fotos sejam feitas entre a 28ª e 33ª semanas de gestação! Quando a futura mamãe entra na 28ª semana, em geral a barriga já está grande, bem redondinha e linda! Normalmente o bebê ainda não se acomodou para o parto, então a barriga ainda não está baixa, devido à posição do bebê. Outro fator importante é que nessa fase da gestação o organismo ainda não está retendo muito líquido. Quanto mais próximo da época do parto, mais o corpo da mulher retém líquidos para se preparar para o nascimento do bebê, principalmente no nariz, lábios e pernas ou pés. Mas é claro que nada é uma regra. É mais um parâmetro para garantir o conforto da mamãe! Mas cada corpo é um corpo e cada gestação é uma gestação!
Mais um ponto relevante é que quanto mais próximo do parto, a mamãe vai ficando mais cansada. O bebê, que já está grande, começa a comprimir o órgãos. A bexiga fica bem comprimida e é bom parar com mais frequência para a mamãe ir ao banheiro – então é bom escolher um local onde tenha essa possibilidade, ou estar ciente de fazer uma sessão mais curta. Longas caminhadas também não são muito indicadas, pois o pulmão de algumas gestantes fica comprimido também, dependendo da posição do bebê. Com isso o fôlego fica um pouco mais curto – mas claro que isso varia de pessoa para pessoa e de gestação para gestação - já fiz ensaio de uma gestante com 39 semanas que estava no pique, mas tenham em mente que é sempre um risco esperar tanto e acabar ficando sem as fotos tão desejadas!
Caso você esteja grávida de mais de um bebê é bom fazer as fotos com um pouco mais de antecedência, pois não é incomum que o parto adiante nesses casos! Então para garantir uma lembrança desse momento tão único, é bom ficar bem atento!
Claro que é importante ter em mente que cada gestação é diferente da outra e que os cuidados médicos sempre devem ser levados em conta na hora de decidir o melhor momento para as fotos!
No caso da mamãe estar de repouso, uma opção que tenho amado cada vez mais é fazer as fotos em casa! No conforto do lar, todos os detalhes da vida do casal - e do bebê que está sendo tão aguardado - será registrado também e ficará uma memória muito mais completa, contando toda a história da família, incluindo o lar de vocês.
Aí você decidiu a melhor época e marcou o dia. E agora? Que horário marcar? Então… se você vai fazer as fotos em estúdio não faz muita diferença, pois será usada luz artificial, na maioria das vezes, então o horário influencia pouco. Se as foto serão em casa – o que AMO!! – o ideal é fazer entre as 10h da manhã e as 16h porque a luminosidade vai entrar bem em casa, proporcionando um ambiente e luz mais bonitos para aqueles fotógrafos, como eu, que gostam de usar luz natural. Agora se as fotos serão externas, o legal é fazer ou no inicinho da manhã, finalizando até umas 10h, ou então no fim da tarde.
E então? Conseguiu decidir qual será a melhor época e melhor horário para suas fotos?? Tenho certeza que será um registro que sua família não esquecerá jamais e que seu ou sua bebê amará ver no futuro!